sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Será que meu filho está pronto pra sair das fraldas ? II

Então meninas , este post é continuação deste por isso leia o mesmo para saber do que se trata ! =)

Vamos lá :


  • Incentive seu filho
Estimule a criança a usar o penico sempre que tiver vontade de fazer xixi ou cocô. Deixe bem claro que basta que você poderá levá-la ao banheiro . Se der , aproveite uma época de calor, que é mais favorável para o processo, e deixe-a circular pelada, com o penico bem à vista . 

Diga a seu filho que ele pode usar o penico quando quiser, e o lembre de vez em quando. 

Mas preste atenção : não adianta ficar levando a criança de hora em hora ao banheiro. Você precisa ensiná-la a pedir. Senão, na primeira oportunidade em que você esquecer de levá-la, ou estiver fazendo outra coisa, o xixi vai escapar na roupa mesmo. A comunicação e o controle do esfíncter ( que variam, dependendo da maturidade de cada criança ) são fundamentais para o processo de desfraldamento . 
  • Capriche na cuequinha e na calcinha !
Cuecas e calcinhas de personagens ou com desenhos fazem sucesso. Você pode fazer um grande carnaval, mostrando ao seu filho como ele é grande e importante por já usar cueca ( ou calcinha, no caso de meninas ). 

Mas você não precisa usar a roupa de baixo bonitinha e cara o tempo todo . Arranje também umas bem baratinhas, porque os acidentes serão inevitáveis e as trocas , bem frequentes. 

Existem também fraldas de treinamento , as chamadas pull-ups. A vantagem é que elas funcionam como fraldas, mas são vestidas como uma calcinha ou cueca , portanto dá para a criança abaixar e levantar sozinha, se quiser ir ao banheiro. Muito mais fácil que abrir e fechar a fralda. O inconveniente é que elas são caras e difíceis de encontrar. Uma alternativa é ter um pacote só para sair, quando você não pode arriscar uma escapada de xixi ou cocô. 
(Em breve farei um post sobre desfraldar meninas e meninos ! )

  • Tenha muita calma na hora dos acidentes
As escapadas e acidentes acontecem com praticamente todas as crianças, não tem jeito . É difícil manter a calma, mas se esforce para não perder o controle. Não vale a pena castigar ou punir a criança pela escapada. Os músculos dela estão ainda aprendendo e treinando o controle das fezes e da urina , e o processo leva algum tempo. 

Quando acontecer o acidente, limpe tudo com tranquilidade e só diga ao seu filho que, da próxima vez , vai ser mais legal se ele usar o peniquinho. 

Caso os acidentes fiquem muito frequentes, tenha a sabedoria de voltar atrás sem medo ou vergonha. É possível que o organismo do seu filho ainda não esteja preparado, e é melhor voltar a tentar daí a alguns meses . 

  • Comece a fazer o desfraldamento noturno
.. Mas só quando a criança estiver preparada ! Pode demorar -- anos até ! O organismo da criança demora bastante para ser capaz de despertá-la se for necessário fazer xixi no meio da noite. 

O que você pode fazer é tentar diminuir a quantidade de líquido que seu filho toma antes de dormir, e dizer a ele que chame você se precisar ir ao banheiro durante a noite. Só se aventure a tirar a fralda noturna quando, por diversas noites seguidas, a fralda tiver amanhecido completamente seca. 

E saiba que, mesmo que tudo dê certo , um xixi na cama ou outro fazem parte da infância. 

  • PARABÉNS VOCÊ CONSEGUIU !
Acredite . Por mais que demore, seu filho vai aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo. E aí você não vai precisar trocar fraldas por um bom tempo -- bom, pelo menos até o próximo bebê , ou quem sabe o netinho...

Uhul , é isso meninas , vocês já passaram pelo desfraldamento ? Se sim , foi dificil ? Comente e não esqueça de ler o primeiro post . 


Post 1 e 2 retirados do site Babycenter Brasil.

2 comentários:

  1. A técnica de caprichar nas cuequinhas foi ótima aqui em casa. Compramos umas que ele curtiu e ele se empolgou no desfralde! Até que foi bem tranquilo por aqui, sem pressa e com muito paciência, começamos o desfralde com 1 ano e 8 meses, mas só deixando ele sem fralda. E com 2 anos e uma semana estava completo de dia e de noite!! De morou mas foi assim, sem pressão e deu super certo!! Ah e a gente esperou ele demonstrar os sinais de que estava pronto!! bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ah estou achando o desfralde muito difícil , o João es´ta ficando grande demais e não quer deixar a fralda, estou mesmo esperando overão chegar e vou uar as dicas!!Bjs

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...