sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Será que meu filho está pronto pra sair das fraldas ? I

Olá girls ! Uma dúvida que maioria das mamães tem : Será que já posso tirar o meu filho das fraldas ?

Seu filho já não é mais aquele bebezinho e provavelmente precisará de sua ajuda e de uma dose de paciência para largar de vez as fraldas e aprender a fazer xixi e cocô no penico ou na privada . Por isso , abaixo iremos falar tudo sobre o desfraldamento !


Desfraldamento para iniciantes


Não é de estranhar que você não veja a hora de seu filho largar logo as fraldas. Afinal vai parecer um sonho não precisar mais trocar fralda a toda hora, sem contar a economia! Mas você sabe quanto tempo demora o processo todo do desfraldamento ? 

É verdade que para algumas crianças o problema todo se resolve em poucos dias. Porém, para a maioria, é um aprendizado que pode levar meses . 

As chances de sucesso serão muito maiores se a família toda estiver bem informada e deixar bem claro para a criança o que vai acontecer .
 

  • Tenha certeza de que a criança está pronta 

Existe uma idéia mais ou menos generalizada de que a idade certa para tirar a fralda da criança é por volta dos 2 anos. Mas cada pessoa é diferente e, assim como elas aprendem a andar em momentos distintos, a hora ideal para aprender a fazer xixi e cocô no penico ou na privada pode variar muito. 

Há algumas crianças que só ficam realmente preparadas para iniciar o desfraldamento quando têm mais de 3 anos. Para saber se é o caso do seu filho, confira nossa lista de sinais de que chegou a hora 

Se achar que seu filho não está pronto, resista à pressão da família e da escola, ou então faça uma tentativa sabendo que é provável que tenha de voltar atrás antes que o estresse se instale. 

  • Providencie os equipamentos necessários

Não é nada muito complicado : arranje um penico ou um adaptador para o vaso sanitário, um anel que evita que a criança " caia " dentro da privada . Talvez seja melhor começar com o penico : com os pés apoiados no chão, a criança vai ter mais facilidade para fazer força na hora de fazer cocô . 

Um livrinho sobre o assunto pode ajudar, mas não é essencial . 


  • Deixe seu filho se acostumar ao penico
Para começar, acostume seu filho a se sentar no penico uma vez por dia, mesmo que ainda sem tirar a roupa. Escolha um momento em que ele costuma fazer cocô -- depois do café da manhã, depois do almoço ou antes do banho . 

Se ele não quiser se sentar, deixe estar. Nunca force a criança a sentar no penico, nem a segure. E não force a barra se seu filho estiver assustado. As consequências no futuro podem ser bem ruins, principalmente por causa da prisão de ventre . 

Caso a criança resista a se interessar no desfraldamento, o melhor é esquecer o assunto por algumas semanas, e depois fazer uma nova tentativa . Nessa fase , não precisa nem explicar muito para que serve o penico. O objetivo é só acostumá-lo ao objeto. 

  • Sente-o no penico sem a fralda
Depois da fase de acostumar a criança a sentar no penico, sua meta vai ser convencê-la a sentar sem a fralda. Segure a ansiedade e deixe que ela só se sente ali, para ver como é. E comece a explicar direitinho que é isso que a mamãe e o papai fazem todo dia: sentam lá ( no vaso sanitário, no caso de vocês ) para fazer as necessidades. 

Se seu filho captar logo a idéia e já fizer alguma coisa, ótimo! Mas não o force a conseguir. É importante que o interesse no processo seja dele, não seu . 

  • Explique o processo
Uma boa idéia é mostrar para a criança para onde o cocô vai . Quando ele fizer cocô na fralda, leve a fralda suja até o penico e ponha o cocô ali, para mostrar onde é o lugar certo. Depois, esvazie o penico jogando as fezes no vaso sanitário, e dê ao seu filho o privilégio de ajudar a apertar a descarga ( só se ele quiser -- há crianças que têm medo ). 

Mostre também que depois é preciso vestir a roupa de novo e lavar as mãos . 

Esse post será dividido em duas partes , ja já posto a outra , bjks !


Post 1 e 2 retirados do site Babycenter Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...