quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O bebê e suas alergias



Vamos falar sobre alergias hoje , ai Deus , alergia é o maior vilão de todos os pais e filhos .


Será a alergia um mal dos nossos tempos ou será que hoje apenas diagnosticamos mais e melhor este problema que sempre existiu ?

Será também que todo bebê encatarrado é alérgico ?


Sem dúvida os fatores que geram a má qualidade de vida dos grandes centros urbanos , tais como poluição do ar , o uso de alimentos com ingredientes artificiais usados cada vez em idade mais tenra , a falta de atividade física , de contato com a natureza , as famílias , a cada dia , mais estressadas pelo trabalho e pela falta de tempo, entre outros, alteram as defesas do nosso organismo . Somos hoje seres mutantes , brigando desesperadamente para se adaptar a vida que criamos, curiosamente, para nos atender através da modernidade ??


Sem dúvida quem mais sofre são as extremidades desta população , as criancinhas pequenas e os idosos.
As crianças , com seus sistemas mais vulneráveis, em evolução , adaptando-se ao meio ambiente em que vivemos, com seus corpos aprendendo a se defender de vírus e bactérias, acabam por ser muito mais 

acometidas por gripes, resfriados e outras viroses, e dão muitas vezes aos pais e até aos médicos, a impressão de serem alérgicos ou ao contrário terem baixa de imunidade.


Esta diferença é sutil e merece ser muito bem avaliada por um pediatra que realmente conheça a criança , sua família e seu modo de viver . Em linhas gerais, alguns hábitos podem ser adotados para diminuir a irritação das vias respiratórias e até mesmo evitar os quadros alérgicos .
  • Evitar o acúmulo de poeira em casa, principalmente no local em que dorme a criança.
  • Esta poeira costuma ser difícil de ser removida de brinquedos peludos que não possam ser lavados, livros, cortinas de tecido e tapetes. Portanto, sinal vermelho para eles!
  • Evite o uso de produtos de higiene com cheiro ativo, em casa.
  • Evite o uso de roupas e cobertores de lã.
  • Não varra a casa, levantando poeira, que permanecerá no ar, invisível, por horas. Prefira limpar a casa com pano úmido.
  • Jamais use talco e, principalmente, não fume e nem permita que ninguém fume em casa !
Confira a imagem abaixo e veja se seu filho não tem alguma suspeita alérgica :

Clique para ampliar. / Reprodução:  DrPauloMaciel
Sinal verde para:

Mais vida ao ar livre , passeios na praia e em parques são melhores do que os shoppings e lugares fechados . Não tema tanto o vento ou o frio, desde que não seja um dia horrível e a criança esteja com roupa adequada à estação não há porque evitar as brincadeiras ao ar livre mesmo no inverno.
Alimentação mais natural, evitando-se os corantes e conservantes, refrigerantes e outros desnecessários e prejudiciais à saúde .
Atenção especial e tomada de providências diante dos momentos de crise na família. Não menospreze o efeito das emoções sobre o corpo. Precisamos reavaliar os nossos valores e repensar porque aceitamos tão bem a indicação de um especialista alergista, otorrino ou cirurgião para resolver problemas de nossos filhos , mas resistimos tanto quando a indicação for de um psicólogo.

Lembrando que se seu filho tiver algum inchaço , pintas , manchas vermelhas , coceiras e etc depois de comer algo , vá logo ao pediatra pode ser alergia !!

Fonte: Guia do bebê =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...