sábado, 18 de junho de 2011

Viroses





Ahhh , viroses , as crianças pequenas são as maiores vítimas das viroses de inverno . Alguns cuidados muito simples vão deixar as defesas do seu filho mais resistentes aos perigos que vêm com o frio !


Os bebês nascem com o sistema imunológico cru (ou seja , um sistema ainda não muito desenvolvido ) . Assim como as habilidades de andar e de falar , essas defesas amadurecem com o tempo e à medida que a criança entra em contato com vírus e bactérias . Tanto que muitos pediatras acham comum que , até os 2 ou 3 anos , os nossos pequenos apresentem de sete a oito infecções anuais ! Especialmente se frequentam desde cedo berçários e creches , onde a convivência com outras crianças e com os funcionários do local normalmente se encarrega de socializar as viroses . " O recém-nascido já tem o arcabouço de seu sistema de defesas pronto. Mas é como um livro em branco onde ele irá escrever as receitas de como combater as infecções e outros agentes estranhos a seu organismo " , explica Victor Nudelman , pediatra e imunologista do Hospital Israelita Albert Einstein , em São Paulo . " A criança pode preencher as páginas em quatro ou em dez anos . Depende da exposição que terá a microrganismos potencialmente perigosos . " Não é possível nem aconselhável manter o bebê numa redoma , evitando que pegue gripes e resfriados , porque são essas experiências que o ajudam a esculpir suas defesas  . Mas o ideal é moderar essa exposição, especialmente no primeiro ano de vida, para não sobrecarregar o organismo ainda "inexperiente".Não significa , porém , que você deva ficar de braços cruzados esperando que seu filho escreva sozinho o livro de sua imunidade né?!? Existem várias recomendações que , colocadas em prática já , o ajudarão a fortalecer suas defesas . Vamos a elas:



  • Valiosas regras de higiene
Lavar as mãos antes de pegar o bebê e esterilizar chupetas, mamadeiras, copinhos e brinquedos que vão à boca são cuidados que super essenciais para evitar a superexposição de seu filho a germes , bactérias e vírus . " Esses conceitos básicos muitas vezes são deixados de lado " , observa a neonatologista Alice Deutsch , do Albert Einstein . Da mesma forma , convém evitar que pessoas gripadas fiquem muito perto do bebê nos primeiros meses . São precauções simples que preservam um pouco suas defesas ainda frágeis !

  • Proteção em cada mamada
Não é de hoje que você ouve dizer que não há nada melhor para o bebê do que o leite materno , né ?! Tanto que os especialistas recomendam que a criança seja alimentada exclusivamente com ele até os 6 meses de vida . Pois aí vai outro forte motivo para insistir nesse mesmo ato : além de todos os nutrientes importantíssimos para o crescimento de seu filho , seu leite é fonte de várias substâncias que fortalecem as defesas dele .

  • O poder das frutas e legumes
O efeito é indireto , mas igualmente importante . Assim como o corpo , para se fortalecer o sistema imunológico precisa de vitaminas e sais minerais . " Eles ajudam a modular as reações químicas necessárias para a produção de anticorpos . Ou seja, se o organismo dispõe desses nutrientes nas quantidades ideais , consegue produzir uma resposta imunológica mais rápida " , explica Nudelman . Uma alimentação balanceada , especialmente rica em frutas e legumes , principais fontes de vitaminas e sais minerais , é , segundo Ancona Lopez , suficiente para dar uma força extra (preciosa kkk) às defesas dos nossos princípes e princesinhas . A maneira de conseguir isso é engatar um programa esperto de desmame , oferecendo a ele uma boa variedade de alimentos sólidos.

  • O poder restaurador do descanço !
Pesquisas neurológicas mais recentes garantem que boas horas de sono são imprescindíveis para fortalecer o sistema imunológico . " Estudos feitos com ratos mostraram que depois de 72 horas sem dormir eles apresentavam alto risco de contrair infecção generalizada " , diz o neurologista Mauro Muszkat , coordenador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo . A explicação é simples . Em primeiro lugar , se não dormimos direito , produzimos mais hormônios do stress , que acabam prejudicando o desempenho das células de defesa do organismo . Segundo, é durante o sono que fabricamos uma quantidade maior de substâncias que estão diretamente ligadas tanto à produção de anticorpos quanto ao desempenho dessas células . Portanto , fique ligado (a) se seu bebê esta dormindo a quantidade certa nas noites !

  • Carteirinha de vacinas em dia
Elas são uma maneira de expor a criança ao agente infeccioso de forma controlada e , com isso , dar ao sistema de defesa a oportunidade de fabricar os anticorpos . Dessa forma , quando o bebê for exposto à bactéria ou ao vírus de verdade , seu organismo já terá como combatê-lo ou no mínimo amenizar os efeitos . " A maioria das vacinas utilizadas nos calendários de imunização recomendados pelos médicos e pelo governo tem eficácia próxima a 100% " , diz o pediatra Roberto Bittar , da CLIAP (Clínica de Imunização Pediátrica) , de São Paulo . Para que seu filho se beneficie dessa proteção , porém , é fundamental vaciná-lo nas datas indicadas sempre !

  • A mágica do toque no bebê
Que a massagem aprofunda o vínculo entre mãe e bebê pouca gente duvida . Mas vários estudos tentam verificar se esses toques teriam a capacidade de fortalecer o sistema imunológico da criança . " Existem indícios de que a massagem desencadeia alterações no sistema nervoso central , que teriam como reflexo a ativação ou modulação das defesas da criança " , observa a enfermeira e psicomotricista Maria das Graças Barreto Silva , coordenadora do Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês , do departamento de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo . Mesmo que os efeitos na imunidade não tenham ainda comprovação científica , não custa tentar : no mínimo, será um momento de prazer compartilhado entre mãe e filho !

Espero que tenham gostado meninas , bjks !

Créditos ao site Bebe.com.br

2 comentários:

  1. Acho q estou seguindo a cartilha direitinho do Dr.! rsrsrsrs

    Criança c/ imunidade baixa é u ó! Vive doente...conheço crianças assim! Tenho pena delas pq é horrivel td hora fica ruim! rs

    Bjsss.

    ResponderExcluir
  2. Virose é fod# mesmo né ??
    Muito boas as dicas dadas nessa postagem , parabens !

    Beijos Helena

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...