sábado, 25 de junho de 2011

Teste do olhinho

Meninas , descuulpa pela ausência em ficar acho que dois dias sem postar!
A internet não ajudava ! =/

Mas vamos deixar de papo furado e ir para o post de hoje , você conhece o teste do olhinho ?
O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida , preferencialmente antes da alta da maternidade , e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares , assim como o agravamento dessas alterações , como uma cegueira irreversível !


Ao contrário do teste do pezinho , que é muito conhecido (até por ser obrigatório) , os testes da orelhinha (irei criar um post sobre ele também) e olhinho são muito menos "famosos" entre os pais . A explicação para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes são realizados somente em alguns Estados e cidades do país .


Para alívio das mamães , o teste do olhinho é fácil , não dói , não precisa de colírio e é rápido (só de 2 a 3 minutos =] ). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio , tipo uma "lanterninha" , onde é observado o reflexo que vem das pupilas . Quando a retina é atingida por essa luz , os olhos saudáveis refletem tons de vermelho , laranja ou amarelo !


Já quando há alguma alteração , não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim , esbranquiçada . A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes , como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo .


O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade , catarata congênita , glaucoma, retinoblastoma , infecções , traumas de parto e a cegueira . Segundo dados estatísticos , essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo !!


  • Prematuros 

Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual , de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade , principal causa da cegueira infantil na América Latina .
"Como essas crianças prematuras ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sangüíneos imaturos no globo ocular" , explica Larissa Magosso , oftalmologista da Maternidade e Hospital da Criança , em São Paulo/SP .

O teste do olhinho pode ser realizado por um pediatra, mas se alguma alteração é identificada , o bebê deve ser encaminhado para o oftalmologista para a realização de exames mais específicos !

Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/ TV Globo

  • Não deixe para depois 

Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente , antes de se agravarem . Daí a importância do teste do olhinho.
O pior de tudo é que mais da metade dos casos só tem o problema descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida . A Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano .

 
  • Dicas
A mamãe e o papai podem observar as fotografias de seu filho . Se em vez do reflexo vermelho que fica nos olhos aparecer uma mancha branca , p
rocure um oftalmologista com urgência !
Pergunte ao pediatra do seu bebê quais exames que foram realizados ao seu nascimento . Se o teste do olhinho não estiver entre eles , converse com o médico a possibilidade de realizá-lo .
A catarata não é um problema só de pessoas idosas . A catarata congênita é uma patologia presente ao nascimento e uma em cada cem crianças nascidas apresenta essa alteração.

Bjks meninas , e desculpe mais uma vez pela ausência !
Retirado do site Guia do Bebê. 

Um comentário:

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...