domingo, 26 de junho de 2011

Teste da orelhinha

Olá meninas ! No post anterior falei sobre um teste pouco conhecido , o teste do olhinho , agora irei fazer sobre outro também não muito conhecido: o teste da ORELHINHA !


Todas nós sabemos que um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição . O bebê já escuta desde bem pequeno , antes mesmo até de chegar ao mundo . Isso acontece a partir do quinto mês de gestação , onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz .


É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem . Qualquer perda na capacidade auditiva , mesmo que pequena , impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem .


Enfim , depois de todas essas informações fica mais fácil saber a importância do Teste da Orelhinha né ? Ele é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê . Ao contrário do nome parecido com o teste do pezinho , no Teste da Orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha do bebê ( ainda bem né ? kkkk ) .


Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz .


O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês , principalmente aqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo ! Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte .


O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças acontece muito tardiamente , com três ou quatro anos , quando o prejuízo no desenvolvimento emocional , cognitivo , social e de linguagem da criança está seriamente comprometido .




  • Fácil, rápido e sem dor 

Recado para as mamães : o Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo , em sono natural , é indolor e não machuca , não precisa de picadas ou sangue do bebê , não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos . Viu que fácil ? =)

Há os chamados bebês de risco para a surdez . São os casos em que já existe um histórico de surdez na família , intervenção em UTI por mais de 48 horas , infecção congênita ( rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovirus e herpes ) , anormalidades craniofaciais (má formação de pavilhão auricular , fissura lábio palatina) , fez uso de medicamentos ototóxicos , entre outros . Se o Teste da Orelhinha já e importante para uma criança sem problemas , imagine para essas crianças ?!?

Mas todos os bebês devem fazer o Teste . Em bebês normais , a surdez varia de 1 a 3 crianças em cada 1.000 nascimentos ! Já em bebês de UTI Neonatal , varia de 2 a 6 em cada 1.000 recém-nascidos . A avaliação Auditiva Neonatal limitada aos bebês de risco é capaz de identificar apenas 50% dos bebês com perda auditiva .

A deficiência auditiva é a doença mais freqüente encontrada no período neonatal quando comparada a outras patologias . Só como exemplo , o Teste do Pezinho aponta uma criança em cada 10 mil nascimentos , muito menos que o da Orelhinha .

Portanto , o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê , já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança , interferindo no processo da fala , entre muitas outras coisas !

Tudo isso é como uma bola de neve : a criança cresce e tem dificuldade em ouvir ou se expressar e  com isso, sente mais dificuldade em se socializar . Isolada por não ter fácil acesso ao grupo de amigos , ela pode apresentar depressão . E por aí vai ! =(

Para que isso não aconteça , procure o pediatra , um médico otorrinolaringologista ou uma fonoaudióloga quando houver alguma suspeita de perda auditiva no seu filho !



  • Dicas

0 a 6 mesesO bebê se assusta, chora ou acorda com sons intensos e repentinos. Reconhece a voz materna e procura a origem dos sons.
6 a 12 mesesLocaliza prontamente os sons de seu interesse e reage a sons suaves. O balbucio se intensifica e reconhece seu nome quando chamado.
12 a 30 mesesVai do início da primeira palavra (papai) até o uso de sentenças simples (dá bola). Lógico que ainda é cedo, mas nunca incentive o filho a falar errado só porque soa bonitinho. Se ela diz que o papai chegou de "calo", corrija naturalmente dizendo que ele chegou de carro. O estímulo à pronúncia correta é fundamental no aprendizado.

Lembrando que o teste virou obrigatório por lei no dia 2 de agosto de 2010, e é gratuito ! =)
É isso meninas , bjks !!

Retirado do site Guia do Bebe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...