sábado, 4 de junho de 2011

A Papinha


Quando iniciar a papinha para o bebê ?

O ideal é iniciar após os 6 meses, em casos de aleitamento materno exclusivo, e após os 4 meses, quando o bebê estiver consumindo fórmulas lácteas


Quantidade

As primeiras papinhas não devem ultrapassar a medida de 1 colher de sopa, aumentando-se gradativamente a quantidade de acordo com a aceitação do bebê.




Complementa-se com leite, que é fundamental para as crianças, principalmente nas primeiras fases da vida. Deve ser oferecido sempre pela manhã, à tarde e à noite (no mínimo).

Sobremesa

Ofereça sempre uma frutinha como sobremesa. A partir dos 6 meses, o bebê já pode experimentar algumas opções em forma de suquinhos e papinhas e de acordo com sua aceitação, tente evoluir para consistências mais sólidas (raspadinhas, amassadinhas).

Idade - meses

Alimentos adequados para cada faixa etária: primeiro os mais fáceis de engolir, depois os de consistência mais dura, em seguida com pedaços e por fim as comidinhas.



6 meses - desmame: introdução de alimentos um a um, observando a aceitação e a ocorrência de fatores como diarréia e alergia. Nesta fase, ofereça alimentos pastosos e líquidos, em pequena quantidade. As frutas, em forma de sucos e papinhas, são introduzidas anteriormente aos salgados, estes vindo logo depois. O volume deve ir evoluindo de acordo com a aceitação do bebê. Após testar alguns alimentos, faça combinação entre eles.



7 meses - tente acrescentar pedacinhos de carne, legumes e observe a aceitação. Tente aumentar o volume.



9 meses - acrescente pedacinhos de frutas e observe a habilidade de mastigação do seu bebê.



12 meses - agora está na hora de colocar o pimpolho para comer com a família. Ofereça os alimentos em pedacinhos menores, de forma que, aos poucos, seu bebê esteja apto a comer de tudo. Atenção para que a alimentação continue saudável e nutritiva!



6 a 7 meses:

Cereais ou tubérculos e derivados: Arroz papa, Angu, Batata purê,

Inhame purê

Leguminosas: Caldo de feijão, Ervilhas purê, Lentilhas purê

Carnes: Caldo de carne (boi, frango)

Ovos: Gema de ovo cozido

Hortaliças: Cozidas e peneiradas

Frutas: Sucos, papas ou raspadinhas

Açúcar: não há necessidade de adoçar os alimentos para aumentar a aceitação.

Posso usar o microondas?


O microondas pode ser utilizado sem restrições, tanto para preparar quanto para aquecer os alimentos do bebê.

Tempo de resfriação

Guarda na geladeira: Levando-se em conta a faixa de idade de 6 a 12 meses, o indicado é não ultrapassar às 24 horas de armazenamento, pois o risco de uma intoxicação alimentar é muito maior nos bebês mais novos. Caso ultrapasse este período, recomenda-se o congelamento.

Consistência da papinha

Pode ser peneirado, inclusive ajuda na aceitação inicial dos alimentos mais fibrosos. Mas assim que o bebê aceitar uma consistência mais grossa não existe mais necessidade de peneirar, dependendo do alimento. A importância de se oferecer papinhas peneiradas, nunca batidas no liquidificador, e de logo depois passar para alimentos sólidos em pedaços, não deriva somente do objetivo de se criar um bom hábito alimentar, visando acostumar a criança a se alimentar de forma consciente, visualizando os alimentos e distinguindo seus sabores.

( esse detalhe que achei interessante e tenho que discordar , afinal eu batia tudo no liquidificador , afinal a manu é o bebê engasgo , e antes uma filha com preguiça de comer alimentos sólidos do que sem filha , então mãe , nem tudo leve a risca o que dizem os pediatras e siga seu coração também ! )

Trata-se, também, da necessidade de se exercitar os músculos maxilares para assim prepará-los para suas demais funções, tais como a fala e deglutição. Através da mastigação serão desenvolvidos movimentos de língua, lábios e mandíbula importantes na preparação da musculatura da boca para a articulação.



Uma Receitinha do e-family pra vocês nos primeiros meses de vida do bebê.

Primeira papinha




Ingredientes



1/2 cenoura

2 folhas de alface

1 pedaço pequeno de cebola

uma pitada de sal

1 colher rasa(café) de óleo de milho ou girassol



Modo de preparo :

Lave bem a cenoura e as folhas de alface . Coloque um pouco de água filtrada e ferva os ingredientes. Coloque a cenoura com casca, o alface , a cebola , o sal e o óleo.

Cozinhe até a cenoura ficar molinha.

Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo , juntamente com a cebola e as folhas de alface . Acrescente salsinha.





Dicas

Substitua a cenoura por outros legumes e as folhas de alface por outras hortaliças e monte outros sabores, como : mandioquinha com espinafre , abóbora com repolho , beterraba com agrião e chuchu com couve.

Para cozinhar os alimentos use sempre cebola ou alho, óleo , salsinha e sal.



4 comentários:

  1. Hanna, tô adorando teu blog! O meu pequeno tem 1 ano e 7 meses, já come de tudo. Quando eu comecei a dar as papinhas, eu fui mal orientada pelo pediatra. Primeiro por que ele achou que eu sabia fazer tudo, e eu não sabia nem como se fazia um suco de cenoura, e depois por que ele já queria que o Arthur estivesse comendo um pires inteiro no almoço. Bom, apartir daí, fui seguindo o meu coração e o ritmo do Arthur. Ele não gostava das peneiradas, então eu batia tudo no liquidificador, e antes disso, ele estava com uma constipação intestinal meio séria, e depois que ele começou a comer a papinha batida ele voltou a fazer cocô normalmente, ao contrário do que os médicos recomendavam, dizendo que se quebrava todas as fibras no liquidificador. Eu descobri qual era o verdadeiro problema do Arthur, não era falta de fibra, era falta de líquido pra formar um "bolo fecal" que ele pudesse eliminar. E ele comeu papinha batida no liquidificador até 1 ano e 3 meses. Até aí ele nunca quis saber de outro alimento. Um dia, nós almoçamos com ele, e ele pediu um pouco do arroz e feijão que eu estava comendo, ele comeu, mastigou direitinho, e gostou tanto que comeu toda a minha comida. Depois disso ele só come a comida que nós comemos. Com isso eu aprendi que tudo depende do bebê. Hoje o Arthur é um baita comilão! Come de tudo, até pedra se deixar! Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thassia que bom que está gostando você pode sugerir posts que lhe interessam ok? e sobre seu bebê é isso ai mesmo temos q seguir o que sentimos afinal nosso filho somente nós conhecemos não é mesmo? quero morrer qndo levo a manu na pediatra e ela da aqueles palitos de abaixar a lingua na mão dela , manu sempre quer enfiar goela abaixo. Bjks !

    ResponderExcluir
  3. Raquel começou a comer papinha doce semana passada, quando der o tempo dela digerir já a salgada foi seguir sua receita !

    Bjs Helena

    ResponderExcluir
  4. adorei lunnainha vai comr mts papinhaas !

    1 mes (y)

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...