quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Maquiagem nas crianças



Olá menina , o post de hoje sobre maternidade é uma mistura de maternidade e beleza !

Um salão de beleza cheio de cabeleireiros e maquiadores de um lado para outro e cosméticos circulando por todos os lados do salão . Seria a preparação para um casamento , festa de formatura ou algum evento social que receberá belas mulheres ? Negativo . Essa descrição é de uma festa de aniversário de uma criança que pode ter entre 2 e 7 anos !!


A maquiagem chegou para as crianças , que cada vez mais cedo se tornam vaidosas e não saem de casa sem passar um batonzinho , passar um blush , um delineador, e a necessaire para dar um retoque no visual , principalmente no batom !


O que antigamente se tratava de uma brincadeira de criança para imitar " gente grande " ou se limitava a um gloss na boca , hoje em dia deixa o Brasil nos primeiros lugares dos países que mais vendem cosméticos especializados para o público infantil !


Não por acaso , empresas lançam uma infinidade de produtos de beleza direcionados a meninas , usando cantoras e apresentadoras de TV famosas para fisgar essa garotada ...


No entanto , os especialistas alertam os riscos do uso prematuro da maquiagem . Os dermatologistas explicam que a pele das crianças é mais sensível e por isso absorve em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem, podendo causar alergias !!


Mesmo que a alergia não apareça de imediato , com o passar do tempo , a pele da criança absorve essas substâncias e , consequentemente , as alergias podem aparecer até com produtos que não tenham nada com a maquiagem , como uma tinta de caneta que contém substâncias em comum com as da maquiagem ..


Geralmente, produtos de maquiagem voltados para crianças não contêm substâncias “ pesadas ” . O risco é quando a mãe empresta à filha seus produtos , o que acontece na maioria das vezes !!



  • Cuidados 

O melhor é usar a maquiagem aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ,  específica para o público infantil . Uma maquiagem infantil boa é aquela que sai mais facilmente (com água) , diferente das maquiagens feitas para adultos . Mesmo a maquiagem infantil deve ser usada com moderação . 


Alguns produtos têm até o gosto ruim , justamente para que as crianças não levem à boca !



  • Menina-mulher não é legal 

 O uso muito cedo da maquiagem pode fazer com que a criança só se sinta bem se estiver com a maquiagem . Para ela , estar na moda é a melhor maneira de estar bonita , havendo o risco de erotização precoce ..

A maquiagem feita em uma criança deve ser usada em eventos especiais e não no dia-a-dia . Não pode se deve tornar hábito . A vontade é natural , mas os pais não devem incentivar a criança , somente se for de um modo lúdico , como parte de uma fantasia , por exemplo .

O interesse cada vez mais precoce se deve tanto à cultura da moda , ao incentivo dos pais e à mídia que cria cada dia produtos mais chamativos , com embalagens e propagandas que deixam os pequenos fascinados !

E como os pais podem descobrir se a sua filha está exagerando ou não ? Observar a criança na sua rotina e verificar se essa vaidade está obsessiva : a criança acha sua imagem mais importante do que viver a vida de criança , quando vai para a escola ou a um passeio parece mais um mini adulto e seu impulso de comprar cosméticos está sem controle ...

Incentivar a brincadeira como a imitação dos pais que são os " heróis " das crianças é muito positivo para o desenvolvimento dos pequenos , mas tornar os pequenos " escravos da moda " ou dar aos filhos tudo o que pedem é prejudicial !


Dicas
O diálogo é sempre o melhor . Explique e mostre como ser criança é mais importante do que a vaidade física.
Não deixe uma brincadeira de maquiagem se torne hábito do dia -a-dia da criança. Saiba dizer um não e ser firme.
Maquiagem para bonecas não é indicado para o uso em crianças. Também pode causar alergias. Toda menina sonha em ser a Barbie. Mas , mamãe , saiba se impor nesse momento e deixe claro os limites da criança com a maquiagem.


E vocês meninas , quando suas fiilhas crescerem incentivarão o uso da maquiagem ?
Se sua filha já esta bem crescidinha , ela usa muita ou pouca maquiagem ??

Deixe nos comentários abaixo ! Bjks !

Créditos ao site Guia do bebe !

Um comentário:

  1. Verdade ! Acho o cumulo essas mulheres que empanturram a filha com maquiagem ! No minimo um gloss né??

    Amei o post , meus parabens.

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...