sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os primeiros passos

Ai , os primeiros passos dos nossos pequenos , existe algo melhor ?


Todos nós sabemos que os primeiros passos são um grande marco no desenvolvimento de qualquer criança , que nenhum pai nem mãe esquece , né? rsrs


Manu tentando andar se apoiando em tudo , kkkk 
Mas esta altura pode causar ansiedade , sobretudo a pais com familiares e amigos com crianças que começaram a andar cedo . No que diz respeito a andar , os bebês têm o seu ritmo próprio e quando finalmente dão o seu primeiro passo , é bom destacar que este não é reflexo da sua inteligência , tamanho , ou das capacidades parentais da mãe ou do pai .


Ruth McCamus , antiga Supervisora Clínica da Família do Hospital de Toronto para Crianças Doentes , assegura que quando ao andar ,  cada bebê é único . “Em média, uma criança começa a andar entre os 12 e os 14 meses, mas é provável existirem diferenças significativas. Algumas crianças começam a andar muito mais cedo e outras chegam a andar apenas aos 21 meses”. Diz Ruth.


Não podemos apressar um bebê a dar os primeiros passos , existem coisas que podem retardá-lo . Segundo Ruth McCamus , “quando um bebê engatinha muito bem, ou se movimenta de forma eficiente no andador, ele pode gostar dessa forma de mobilidade e ter dificuldade em largá-la”. McCamus acrescenta que existe pouco o que  fazer para que os seus filhos comecem a andar exceto “proporcionar um ambiente encorajador repleto de reforços a cada progresso. E o próprio bebé ficará deliciado com os seus feitos”.


Já o pediatra Dr. Marvin Ghans , concorda que para além do encorajamento , não existe nada que os pais possam fazer para acelerar o processo de caminhar dos bebês . “As crianças dão o primeiro passo quando se sentem prontas”, e acrescenta Ghans que “é bom levá-los pela mão e caminhar com eles e ajudá-los a suportarem-se, mas eles não precisam de lições”. Ele sublinha ainda que se deve evitar o uso de andadores . “Os andadores são causa de muitas lesões sérias em crianças, sobretudo envolvendo escadas”.

A maioria das crianças já caminham quando chegam aos 18 meses , no entanto se o seu bebê ainda não o faz com esta idade , é aconselhável consultar o seu pediatra .


Espero que tenham gostado meninas , comentem abaixo se seu pequeno ja da os primeiros passos , bjks !

Retirado do site Kazulo - Bebés (Portugal)

3 comentários:

  1. AMEEEEEEEI O POST!
    O pequeno João Victor está igual a Manu , hahahaha
    Se segurando em tudo pra andar, muito lindo, bom saber sobre o uso dos andadores, vou evita-los.

    Beijos da Carla !

    ResponderExcluir
  2. Comentamos sobre isso ontem!

    Mto bom o post!

    Isabelinha tá q nem Manu há 1 mes!

    Agora ela vai c/ 1 mão só e quando chega perto de mom se solta e se joga pra cima de mim!! rsrsrsrs
    Terrívellll!

    Em relação ao andador, não é proiibido usar, só nao é aconselhavel mais pelo perigo de acidente. A pediatra da Isabela disse q se usado c/ moderação, nao tem problema, só nao deve e pode fica dia td rs até pq ela explicou q o andador deixa a coordenação motora da criança descontrolada, a criança fica td estabanada rsrsrsrs e o melhor são aqueles de empurrar, a criança fica em pé e empurra.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A gente tinha uma expectativa muito grande de quando a Sophia iria andar e falar, pois eu fiz tudo isso muito cedo, antes de 1 ano, já meu marido demorou mais. E como você mesmo disse, cada bebê com seu tempo, aos 10 meses ela começou a andar, super segura e tranquila, mas falar, falar mesmo está se soltando agora, com 2 anos e 7 meses, ou seja, o tempo dela é esse!!
    Seu alerta é importante também, pois mesmo tendo um tempo para cada bebê, e importante observar e muitas vezes, buscara ajuda profissional quando se percebe algo que, digamos assim, que está diferente!! Um diagnóstico precoce pode ser muito valioso também!!
    Beijos e bom domingo.
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...