segunda-feira, 16 de maio de 2011

Enjoos e mal Estar da Gravidez

Quem nunca escutou alguém falando pra você quando estava grávida coisas do tipo , quem tem muito enjôo está grávida de menina , barriga pontuda sinal de menino , muita azia sinal de cabelo kkkkkk acho que todas as gravidas passam por isso não é mesmo? Mas se eu fosse levar em conta tudo , todos estariam certo , Porque sentei na colher , minha barriga e eu inteira estava larga , enjooei a gravidez inteira , azia nem dormia por conta dela , e o que aconteceu? Menina e muuuuito cabeluda kkkkk

Então vou postar aqui o que eu pesquisei a Respeito de azias , enjoos e seus mitos rsrs,

Por que uma mulher quando fica grávida sente enjôo?




Distúrbio que costuma afetar oito entre dez grávidas, o enjôo pode ter dois componentes: um orgânico e outro psíquico. A mulher sofre desse incômodo até o terceiro mês de gestação devido às altas concentrações de um hormônio chamado gonadotrófico coriônico. "Como esse hormônio é fabricado pela placenta, o enjôo mostra que ela está funcionando bem. Aliás, mulher que tem náusea não aborta", afirmou Luiz Camano, professor-titular da disciplina de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.



Uma das ações fundamentais do hormônio gonadotrófico coriônico é manter o corpo lúteo gravídico, estrutura também chamada de corpo amarelo que produz continuamente, da mesma forma que a placenta, progesterona e estrógeno, em plena atividade.O estímulo desses dois hormônios faz desenvolver a glândula mamária, por exemplo.



Mal da alma



Nem sempre o enjôo tem causas "palpáveis". Pode ser decorrente também de um "mal da alma", como se referiu o médico Camano. "A mulher tem uma ambivalência: quer e não quer a gravidez."



"Tanto porque pode sentir medo da nova situação como receio das futuras responsabilidades, disse. "A gestação pode desencadear uma crise emocional. Mas, com o apoio do médico e da família, esse componente psíquico desaparece e as náuseas também."



Enjôos seguidos de vômitos recorrentes fazem a grávida perder muito líquido. E exigem excepcionalmente internação da paciente para que seja feita reidratação. Depois do terceiro mês, os níveis do hormônio gonadotrófico se estabilizam e deixam de provocar náuseas.



Acidez que vem do limão e do kiwi



Alguns alimentos de sabor ácido podem aliviar a sensação desagradável que o enjôo produz. "Gotas ou rodelas de limão, kiwi e laranja na água, kiwi e laranja dão bem-estar", disse a nutricionista Heloísa Vidigal Guarita, que mantém uma empresa de consultoria nutricional em São Paulo.



Como a digestão da grávida já está mais lenta é melhor descartar frutas com casca, que demoram mais tempo para ser processadas pelo intestino. Assim, maçã e pêra, indicadas para combater as náuseas, devem ser consumidas sempre descascadas.



"Embora não contenham nenhuma substância específica que amenize o problema, essas frutas são suaves e ajudam a gestante a ficar bem", disse Guarita.



Várias refeições leves



Biscoitos salgados e sem muita gordura podem ser incorporados à dieta, preferencialmente nos intervalos entre as refeições. "Fracioná-las, aliás, é a melhor conduta," recomendou a nutricionista. "É recomendável comer pouca quantidade a cada três horas."



Como no final da gestação há um aumento no volume do abdômen, que comprime o diafragma e o estômago, a mulher não consegue fazer grandes refeições. Quando não resiste a uma feijoada, por exemplo, pode sofrer de azia. "Excesso de comida ou de gordura, que leva mais tempo para ser metabolizada, induz a esse problema gástrico", disse Guarita.



Apesar de a grávida precisar variar a dieta a fim de manter uma boa nutrição, há alguns alimentos que devem ser evitados justamente para não comprometer o processo digestivo. São eles: carnes gordas creme de leite e manteiga na preparação dos pratos azeite em demasia alho ou pimenta: podem "pesar" no estômago por serem fortes e picantes.



Fonte: CNN

Estou sentindo uma queimação no estômago depois de comer. Isso é azia?




Provavelmente. Muitas mulheres "estréiam" no mundo da azia na gravidez. Embora seja um problema comum e inofensivo, pode ser doloroso.



A azia é uma sensação de queimação que às vezes parte da garganta e vai até a boca do estômago. Ela é causada pelas mudanças físicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo.



Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos lisos do útero. Esse hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia. A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta.



Mais para o fim da gravidez, a cavidade abdominal fica apertada porque o bebê está crescendo, e isso torna a eliminação dos ácidos do estômago mais lenta, além de empurrá-los esôfago acima, provocando a azia.



Quando a azia vai melhorar?



Boa parte das mulheres começa a sentir azia e a sofrer de má digestão na segunda metade da gravidez. Infelizmente, é um mal que costuma ir e vir, e que só vai embora de vez depois que o bebê nasce.



Há alguma coisa que eu possa fazer?



Claro. Talvez você não consiga acabar de vez com a azia, mas pode ajudar a reduzi-la bastante, com as seguintes medidas:



• Evite pratos fortes ou gordurosos, frituras, chocolate, frutas cítricas, bebidas alcoólicas e café.



• Faça refeições pequenas e frequentes.



• Ponha pouca comida de cada vez na boca e mastigue bem.



• Não beba muito líquido durante as refeições; isso evita que seu estômago fique muito distendido. (Mas não esqueça de que é importante beber cerca de oito copos de água por dia durante a gravidez -- faça isso no intervalo entre as refeições.)



• Depois de comer, tente ficar sem se deitar por pelo menos uma hora.



• Monte um encosto na cama com vários travesseiros para dormir numa posição semi-sentada. Existem no mercado também travesseiros anti-refluxo, que formam uma "rampa" na cama, mantendo sua cabeça elevada. A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago -- que é o lugar deles --, o que colabora para uma boa digestão.



• Um antiácido que contenha magnésio ou cálcio pode aliviar o desconforto, mas fale com o médico antes de tomar, porque algumas marcas contêm grande quantidade de sódio. Também não deixe de falar com o médico se nenhuma dessas medidas ajudar a aliviar o desconforto.


Fonte babycenter

Eu passava a gravidez toda chupando gelo rsrs primeiro pq tive desejo por gelo (coisa de pobre) e segundo porque aliviava bastante a azia =]
Espero que tenham gostado das dicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...