sábado, 9 de abril de 2011

Farmácia em casa!

Esse post é uma ajuda as mamães!
Iremos mostrar o que precisa sempre conter na mochila ou bolsinha de seu neném!

Lembrando que você não precisa ter exatamente um kit, daqueles comprados prontos, mas é bom manter sempre em casa uma série de remédios básicos. Não é necessário um estojo especial para guardar os remédios e materiais, mas é útil ter uma bolsinha que facilite a organização e o transporte no caso de você viajar ou passar o dia fora. A farmacinha precisa ficar longe do alcance do bebê e de outras crianças da casa. 

Vamos lá!

  • Telefones de emêrgencia
Uma das coisas mais importantes, além da fármacia doméstica são os telefones de emergência. Uma dica suuuuper importante é sempre ter esses números em dois lugares, um em casa, ou gravado no telefone sem fio, ou na porta da geladeira, ou com você, na carteira ou no celular.
Os números importantes que você deve ter são os seguintes:

. Telefones do pediatra (consultório e celular, se possível) 

. Número da carteirinha do plano de saúde do bebê 

. Endereço do hospital mais próximo 

. Nomes e telefones de dois vizinhos ou familiares que morem perto (para o caso de você precisar de ajuda, como tomar conta de um dos filhos ou uma carona até o hospital). 

. Números de emergência (Bombeiros, informações sobre intoxicação etc).
 

Agora vamos partir para nosso foco, que é a fármacia!

  • O que precisa para sua fármacia
. Termômetro 

. Analgésico/antitérmico líquido ou em gotas. Já pergunte na consulta de rotina com o pediatra qual tipo usar, qual a dose e em que situações você pode dar esses medicamentos à criança. Normalmente os médicos indicam o paracetamol para crianças menores de 6 meses. Deixe o remédio sempre fora do alcance das crianças, e verifique regularmente o prazo de validade. 

. Loção ou creme para picadas de inseto ou queimaduras de sol, recomendados pelo pediatra para a idade do seu filho. Lembre-se de que crianças de menos de 2 anos não podem usar produtos que contenham cânfora, ingrediente comum nesse tipo de loção ou pomada. 

. Líquido bactericida (por exemplo os à base de clorexidina) ou água oxigenada para limpeza de cortes e machucados. 

. Curativos adesivos para machucados. 

. Embalagens pequenas de compressas de gaze. 

. Um rolo de atadura de gaze. 

. Um rolo de esparadrapo antialérgico ou fita microporo. 

. Uma tesoura afiada para cortar a gaze. 

. Pinça para retirar ferrões ou farpas. 

. Soro fisiológico 

. Solução nasal à base de cloreto de sódio e sem conservantes 

. Protetor solar infantil (não recomendado para bebês com menos de 6 meses). 

. Repelente de insetos infantil (consultar o pediatra para saber a partir de que idade usar). 

. Seringa, conta-gotas, colher ou copinho com medição para administrar remédios para crianças. 

. Se seu filho tem asma ou é alérgico a insetos ou a alimentos como amendoim, castanhas ou frutos do mar, é muito importante carregar sempre com você o remédio receitado pelo médico para o caso de emergência, e manter outra caixa na sua farmácia doméstica. Verifique com frequência o prazo de validade. Converse detalhadamente com o pediatra para saber qual remédio usar em cada tipo de situação. 

. Outros medicamentos: pergunte ao pediatra se ele recomenda algum medicamento específico para você ter em casa. Alguns médicos orientam famílias a manter em casa supositórios de antitérmico, para febres muito altas em que a criança esteja vomitando, por exemplo. Um remédio antigases também pode ser útil numa dor de barriga no meio da madrugada. 

Uma boa dica é que se você sai muito com seu filho e passa o dia todo fora, por exemplo, pode querer ter uma "minifarmácia" na bolsa. Dá para montar um segundo kit na casa dos avós, por exemplo, ou numa casa de lazer, como sítio ou praia. Não se esqueça de deixar tudo longe das mãozinhas curiosas e sempre em um local bem ventilado. Então é isso fica a dica para todas as mamães e papais!

Beijos meninas! 


Créditos pelas dicas para o site BabyCenter.

Um comentário:

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...