quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como Higienizar o Cordão Umbilical

O resto do cordão umbilical, seguro por uma pinça e cortado após o nascimento, permanece unido ao abdómen do bebé, onde seca de maneira progressiva até acabar por se desunir espontaneamente entre o quinto e o décimo dia de vida, após o qual o fundo do umbigo cicatriza em cerca de três dias. Ao longo de todo este processo, deve-se acompanhar e ter cuidados especiais com a zona, já que o coto do cordão é um tecido morto que, caso seja contaminado, constitui um excelente meio para o crescimento dos microorganismos e infecta-se com facilidade, proporcionando o risco de uma infecção interna.




Deve-se manter a zona seca até à queda do cordão umbilical, como forma de prevenção, já que a humidade favorece o desenvolvimento de infecções, e proceder duas ou três vezes por dia a uma rigorosa desinfecção. Enquanto o bebé permanecer internado, é o corpo da enfermaria que se encarrega desta tarefa, mas quando for para casa devem ser os pais a realizá-la - por isso, estes devem aproveitar a permanência na maternidade para aprender a fazê-lo.



Depois de se lavar as mãos e de se despir o bebé, deve-se observar com muita atenção o cordão e comprovar que a ligadura ou pinça está bem localizada e fechada. Depois, deve-se proceder à limpeza do coto do cordão com um penso de algodão ou uma gaze empapada em álcool de cerca de 60% a 70%, devendo-se sempre limpar da base para a extremidade, com movimentos circulares, e tentando não efectuar qualquer tracção, pois deve-se evitar arrancar o cordão antes que caia sozinho. Em seguida, deve-se aplicar, sobre o cordão, um anti-séptico líquido, de preferência incolor para não ocultar os sintomas de uma eventual infecção da zona. Por fim, embora se possa deixar o cordão exposto, normalmente costuma-se protegê-lo, ao envolvê-lo com uma gaze esterilizada segura com uma ligadura à volta do corpo do bebé, cuja missão é manter a gaze no seu sítio e não comprimir o cordão.



Até que o resto do cordão caia e a cicatriz umbilical se feche totalmente, a zona tem de estar o mais seca possível, sendo por isso que não se deve dar banho ao bebé (apenas se deve limpá-lo por partes), devendo-se igualmente ter muito cuidado ao colocar as fraldas, já que estas devem sempre ficar por baixo, para que não exista a mínima possibilidade de o cordão ser contaminado com fezes ou urina.

 e mamães não se desesperem se o coto umbilical não cair na primeira semana como todos dizem porque o da Manu mesmo só caiu com 12 dias !
 
 
créditos ao medipéia

2 comentários:

  1. morro de medo de limpar o cordao , qndo meu bebe nascer acho q terei q pedir ajuda pra mamis rsrs

    ResponderExcluir
  2. O do meu pequeno cai no 7º dia de vida. Uma enfermeira juntamente com a minha mãe me auxiliaram. Mas tive muito receio no início.

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...