quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chupetas

As chupetas são acessórios lindos e suuuper úteis na vida de um bebê (A Manu por exemplo é fascinada por chupetas rsrs), a chupeta é nada mais nada menos que um objeto que ajuda a criança a melhorar a sucção na hora da amamentação. Além disso ela serve também para desenvolver a mandibula e proporcionar tranquilidade em momentos de irritação.

Mas, tudo tem infelizmente suas desvantagens, então sempre temos que estar alertas para qual chupeta usar, ou não usar. Pois quando ela se torna um vício cuja criança não consegue se largar, então oferece prejuízos à formação da arcada dentária e dificulta a emissão sonora da fala.


Existem muitas, muitas, muuuuuitas chupetas disponíveis a venda e se torna importante tomar cuidado no momento da escolha. O modelo ideal é aquele cujo bico se encaixa perfeitamente a cavidade da boca do seu bebê, sem comprometer tanto os dentes. O material (silicone ou látex) precisa estar esterilizado.



A chupeta mais recomendável (Na minha opinião, pois não deixa os dentinhos do bebê tortos ao nascer) é a ortodôntica. Mais ainda a partir dos dois anos a criança já tem a maioria dos dentes, e é preciso ter cuidado para não atrapalhar a acomodação da língua, nem provocar danos no formato da boca da criança.

  • O que não devemos fazer com as chupetas:


Jamais passe a chupeta no açúcar, mel ou qualquer outro doce. A presença do sabor doce na chupeta pode levar a criança a associar o bem-estar com alimentos e bebidas doces, provocando o mau hábito do consumo desses alimentos desde cedo, o que pode levar o risco de desenvolver a obesidade e do surgimento precoce da cárie. 

O mesmo vale para bebidas alcoólicas, que 
têm efeito ainda mais danoso.

Também nunca quando seu bebê não quiser mas a chupeta e joga-la e a mesma cair no chão, ou em algum lugar sujo, não dê de volta! A chupeta estará carregada de bactéria e a criança colocará novamente na boca, com essa ação o bebê ingere milhõeeees de bacterias e pode causar doenças.


  • O que devemos fazer com as chupetas:
A chupeta pode transmitir microrganismos se não for bem limpa. As encontradas nas prateleiras das lojas , em sacos plásticos, potes, cartelas, envelopes, etc., não estão esterilizadas. Assim que comprá-las, ferva-as em água por cinco minutos. Você pode repetir a fervura todas as vezes que a chupeta cair no chão ou depois do uso da criança.. A partir de um ano de idade, quando a criança leva tudo à boca, pelo menos assegure que a chupeta seja passada por água potável antes de voltar à boca de seu filho. Após a fervura e antes do uso , coloque-a numa embalagem com tampa, limpa, seca e usada apenas para isso. As chupetas não devem ter "uso comunitário". Fique atento às condições de higiene da creche do seu filho. Substitua a chupeta sempre que ela apresentar desgaste: deterioração do escudo ou bico inchado, rasgado, pegajoso ou com alteração da cor, com rasgos, fissuras e rachaduras.
Para evitar que a criança estranhe a substituição de uma chupeta, mantenha 
mais de uma chupeta em uso.




  • Os tipos de chupeta não provocam nenhum erro muscular ao bebê:
A chupeta deve possuir características anatômicas e funcionais importantes como:

o bico deve ser compatível com o tamanho da boca e idade da criança;

a direção do bico deve estar inclinada para cima em relação ao apoio dos lábios;
para recém-nascidos pode ser de látex ou de silicone;

para bebês de baixo peso ou prematuros, o bico deve ser especial, com tamanho do bico menor;

o disco ou apoio deve ser de plástico firme e maior que a boca da criança;

o formato do apoio de plástico deve ser parecido com um grão de feijão, evitando que possa ocorrer qualquer alteração 

no desenvolvimento da musculatura na base do nariz;

o apoio de plástico deve ter no mínimo dois furos de ventilação um de cada lado;

indica-se as chupetas que possuem argolas no apoio de plástico;

não deve ser amarrada ou pendurada ao redor do pescoço da criança, pois, ela pode sufocar por qualquer descuido, além de estimular o hábito pelo fácil 
acesso;





Isso aí, bjks meninas, espero que tenham gostado!


5 comentários:

  1. ahh meu babby ama chupeta e aquela que você aprovou da MAM nao da problema nos dentinhos né hanna? vou comprar uma . bjao

    ResponderExcluir
  2. nussa q nenem lindo o da 1 foto !

    luannah vwi tr um estoke de xupetinhass !

    vou seguiir suas dikas bjs da luuh

    ResponderExcluir
  3. ahh bebê lindo mesmo é o da segunda foto a pequena manuzinha linda da hanna . e hanna foi uma pena mais nenhum dos meus filhos pegou chupeta ... eu cheguei a comprar mais não gostaram ,

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber como encontrar essa chupeta de elefantinho
    que eu sou apaixonada por mais nao encontrei em nenhum lugar

    bjua

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários com:

> Ofensas;
> Spam;
> Pornográfia;
> Vulgaridade.

Caso o uso do anônimo for mal utilizado, o mesmo será inativado e o usuário infrator denunciado.

Bjks. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...